top of page

Palestra com Dr. Luis Carlos Machado da Silva

Na atual conjuntura, qual o risco de um conflito nuclear? Patrocinada pela empresa PRIME IT, do associado Adalberto Lollato.


Na quinta-feira (17/03), a ADCE SP promoveu uma palestra com Luis Carlos Machado da Silva, Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Prêmio Nobel da Paz em 2005 concedido a AIEA e seus profissionais. Luis Carlos trabalhou na área de salvaguardas nucleares na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e foi assessor da presidência na INB e Diretor de Recursos Minerais.

Em razão do triste momento que vivemos, a guerra entre Rússia e Ucrânia e todas as preocupações geradas mudialmente, o tema da palestra de Luis Carlos foi “Na atual conjuntura, qual o risco de um conflito nuclear?” é muito adequado e iniciamos com um minuto de silêncio pela Paz no mundo!

A palestra começou com um contexto histórico acerca da energia nuclear, resgatando as pesquisas e descobertas sobre o tema. Luis Carlos também explicou aos participantes sobre o funcionamento da energia nuclear, os programas de controle, tratados existentes, deixando claro que a energia nuclear não só pode, como é aplicada em muitas coisas positivas como tratamentos de doenças, diagnósticos e geração de energia, por exemplo. Porém, em razão da criação de armas nucleares, há uma má fama em relação a aplicabilidade desse tipo de energia.

Luis Carlos também compartilhou com os participantes sua experiência profissional ao longo das últimas décadas, onde teve a oportunidade de conhecer pessoas e países com culturas diversas.

Sobre um possível conflito nuclear durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, Luis Carlos acredita que os riscos de isso de fato acontecer são muito baixos. As chances poderiam aumentar caso a guerra se estenda por um período muito longo, porém, segundo Luis Carlos, mesmo nesse cenário, é mais provável que sejam usadas pequenas armas com uma radiação feita em escala muito menor. Além disso, por serem países vizinhos, há a possibilidade de o uso de armas nucleares acabar sendo prejudicial até mesmo para quem fez o uso.

Ao encerrar sua excelente palestra, Luis Carlos levantou um posto de extrema importância para refletirmos, acerca da capacidade humana de construir máquinas que trazem grandes benefícios para o bem social e que ao mesmo tempo, podem ser utilizadas para a destruição.A ADCE SP agradece imensamente a disponibilidade de Luis Carlos, aos participantes, ao patrocinador do evento, a empresa Prime IT e também aos apoiadores: CSUL, ASAMAR, Capitalismo Consciente, Supermercados Hirota, Crescer e CIEE.


Assista a palestra completa abaixo.



Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page