top of page

Café da Manhã Virtual de Outubro com Cássio Casseb | Qual o impacto da ação social das empresas?


Na última quinta-feira (15/10) aconteceu o tradicional Café da Manhã da ADCE-SP, em formato virtual desde o início da pandemia do COVID-19.


O convidado deste mês, Cássio Casseb,  falou sobre o impacto social das empresas. Cássio é conselheiro do Instituto de Reciclagem do Adolescente e do BBCE – Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia. Cássio também é Senior Advisor do Banco Morgan Stanley no Brasil, Temasek e Principal Financial Group. Foi também presidente da Credicard, Banco do Brasil e Grupo Pão de Açúcar.


O Café de outubro também contou com a participação de Padre Valdeir, conselheiro espiritual da ADCE SP, João Carlos (ADCE Brasília) que fez um breve resumo histórico da origem da responsabilidade social na sociedade e também do início da UNIAPAC e ADCE e por fim, Luiz Antônio Tavares de Pinho, que apresentou o palestrante.

Cássio Casseb discorreu sobre temas atuais focando na importância do desenvolvimento do jovem para o mercado de trabalho, mencionando uma pesquisa que identificou que, atualmente, os jovens esperam três coisas da empresa que trabalham: 1) eles querem ser ouvidos; 2) querem ter certeza que a empresa sabe onde quer chegar; 3) querem que a empresa tenha responsabilidade social.


Cássio destacou também que nos últimos anos, observou que a mudança na consciência social vem de baixo para cima, afirmando que isso é algo saudável.


Cássio contou aos participantes sobre o Projeto Reciclar, que nasceu há 25 anos atrás com um grupo de 14 amigos e colegas e que tem o intuito de auxiliar jovens em situação de vulnerabilidade social no primeiro emprego. O projeto envolvia uma linha de produção de papel reciclável, na qual os jovens eram empregados e também recebiam aulas de reforço. O objetivo era aproveitar a linha de produção para que os jovens pudessem aprender sobre trabalho e as aulas de reforço para criar oportunidades de educação e ingresso em universidades.


Cássio mencionou que da primeira turma de jovens que participaram do projeto, três conseguiram ingressar na universidade e atualmente já são mais de 500 que se formaram. Ao longo do tempo o projeto se transformou. Atualmente, não contam mais com a reciclagem de papel, mas se tornaram uma Organização de Educação e Primeiro Emprego, atuando através de projetos construtivistas com cuidado do sócio emocional dos jovens e cursos técnicos. Sempre atentos a se renovarem na medida em que o mundo também se renova.


A ADCE SP agradece a disponibilidade de Cássio Casseb e de todos os participantes e esperamos que mais pessoas e empresas se sintam inspirados a iniciar e abraçar os projetos de responsabilidade social, em prol de uma sociedade mais justa, humana e sustentável.


Parabenizamos os professores pela comemoração do seu dia!


Agradecemos também o apoio da CODEME-CSUL-ASAMAR-ICC-CIEE


Confira a palestra na íntegra abaixo!


Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page