top of page

Café da Manhã Virtual de Outubro com Alan Almeida | Qual o impacto da ressocialização do egresso?

Na última quinta-feira (21/10/21), a ADCE UNIAPAC, contou com a participação de Alan Almeida para o Café da Manhã Virtual.


Alan Almeida é jovem empreendedor de Impacto Social, fundador da Parças Developers, projeto focado na ressocialização de egressos do sistema prisional.


Alan iniciou sua palestra trazendo diversos questionamentos importantes para nossa reflexão como, por exemplo, qual o impacto da ressocialização do egresso? Qual o nosso papel diante da sociedade enquanto gestores de empresas, dirigentes e empreendedores?


Criado em uma família monoparental, foi o primeiro da família a se formar e ter ensino superior. Destacou também a Importância da música e do apoio da sua esposa e parceira, Carla, em sua vida.


Durante a palestra, Alan explicou aos participantes como funciona o Parças Developers e quais são os objetivos do projeto.


A atuação do Parças Developers acontece dentro das unidades prisionais e a principal proposta é extrair do outro, o melhor, através da capacitação de pessoas e qualificação profissional daqueles que estão em privação de liberdade, formando e empregando essas pessoas, permitindo a reinserção na sociedade e recuperação da dignidade humana.


Destacou um caso do presídio feminino do Carandiru, uma unidade prisional onde não há muitas atividades internas e no ano passado, o projeto foi até o presídio dar uma palestra no Dia Internacional da Mulher. Segundo Alan, cerca de 60% das 600 mulheres que ouviram a palestra os procuraram quando saíram do presídio.


Alan também gerou uma reflexão acerca do perfil das pessoas em privação de liberdade, afirmando que pessoas em vulnerabilidade econômica, durante toda a visa sempre receberam o pior, não tem acesso a saúde de qualidade, educação de qualidade e alimentação. Nesse cenário, qual é o produto que pode sair disso?


Foram apresentados dados que provam que faltam profissionais qualificados no mercado, ao mesmo tempo que faltam profissionais, o Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo e pouco é feito para que essas pessoas, ao saírem do sistema prisional, estejam qualificados e aptos para o mercado de trabalho.


De acordo com Alan, o objetivo do Parças Developers é em 15 anos, transformar todas as penitenciarias brasileiras em células de qualificação profissional, priorizando vidas e valorizando pessoas.


A ADCE UNIAPAC, agradece a disponibilidade de Alan, pelos ensinamentos e reflexões geradas e parabeniza pela pela criação da PARÇAS e pelo relevante impacto social que gera.


Agradecemos também a CODEME, empresa referencia no setor de construção em aço, patrocinadora do evento, assim como o apoio da CSUL-ASAMAR-ICC-CIEE-CRESCER, HIROTA.

Venha fazer parte do grupo que colabora na construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Conheça melhor e se associe a ADCE UNIAPAC, acessando o site http://www.adcesp.org.br



Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page