top of page

Café da Manhã com Robert van Dijk e Marcela Rocha - Panorama Macroeconômico Brasileiro

Na manhã de 12/07/23, aconteceu mais uma edição virtual do Café da Manhã da ADCE SP, que contou com a apresentação de Robert van Dijk e Marcela Rocha esplanando sobre o tema Panorama Macroeconômico Brasileiro.


Robert van Dijk é CEO da Principal Financial Group do Brasil. Possui mais de 44 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais. Trabalhou em renomadas instituições como o Banco Schahin Cury, Banco Bradesco e Banco Votorantim. De 2016 a 2018 foi presidente da ANBIMA, onde atualmente é membro do Conselho de Ética. É graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV.


Marcela Rocha é economista-chefe da Principal Claritas. Começou sua carreira no mercado financeiro no Banco ABN Amro Bank. Antes de ingressar na Principal Claritas, trabalhou como Economista Pleno Buy Side no Fatos Administração de Recursos. É membro do Conselho de Economia da ANBIMA. É graduada em Economia pelo Mackenzie e Mestre em Economia pelo Insper.


Marcela iniciou a apresentação falando sobre o cenário mundial atual, mencionando que ao contrário das previsões dos economistas, a realidade mundial pós pandemia é uma realidade com baixas taxas de desemprego no mundo todo, ainda mais baixas que o período pré pandemia. Além das baixas taxas de desemprego, Marcela também destacou a questão dos altos juros no mundo, que estão contendo a inflação e por enquanto não estão sendo observados impactos negativos no mercado.


Também foram abordados os desafios enfrentados mundialmente em razão do cenário macroeconômico atual como por exemplo, a possibilidade de recessão mundial, guerras e transição energética. Para Marcela, esses desafios podem ser superados através de dois aspectos, o primeiro seria através de um processo de desglobalização, ou seja, de um planejamento individual de cada país para gerar uma menor dependência de outros países para a sua segurança econômica; o segundo seria através da inteligência artificial, que pode ajudar reduzindo custos e aumentando a produtividade.


Ao falar sobre o Brasil, Marcela destacou que o país está bem-posicionado no comércio global e geopolítico. É um dos que mais atraem investimento externo globalmente e possui a vantagem de não estar envolvido em conflitos globais, além de contar com uma forte exportação de produtos agropecuários e estar a frente de outros países em relação a transição energética.


Para Marcela, o cenário positivo do Brasil se dá em razão do pacote de Reformas feitas nos últimos anos e que estamos colhendo os frutos atualmente, mencionando tanto as reformas feitas no governo anterior quanto às reformas que estão sendo feitas no atual governo, destacando a importância do papel do atual Ministro da Economia, Fernando Haddad, como um conciliador, mantendo uma pauta construtiva para a economia e também o papel do Congresso que, barra retrocessos em relação às reformas já aprovadas e que segue aprovando reformas.


Robert finalizou a apresentação mostrando os diferentes tipos de investimentos e seus retornos nos últimos anos e a importância da participação do mercado de capitais para o crescimento econômico, encerrando com uma mensagem de otimismo em relação ao futuro do Brasil, a despeito dos desafios e riscos.


A ADCE SP agradece imensamente a disponibilidade de Robert van Dijk e Marcela Rocha para compartilharem seus conhecimentos sobre um tema tão importante. Agradecemos também nossos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente Brasil, Supermercados Hirota e C.R.E.S.C.E.R.






Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page