top of page

Café da Manhã com Fernando Carneiro | Sócio da Spencer Stuart

A ADCE no seu Café da Manhã Virtual de novembro, quinta-feira (19/11), recebeu Fernando Carneiro, líder das Práticas de CEOs e Conselhos de Administração da Spencer Stuart para Brasil e América Latina. Contou com a participação de Padre Valdeir e Guilherme Cavalieri, Assessor Espiritual e Diretor da ADCE SP, respectivamente.


Fernando, sócio de uma das maiores empresas de recrutamento do mundo, falou sobre sua experiência pessoal contra o câncer e como ter vivido essa doença deixou ainda mais claro a importância das escolhas certas, ao perceber que naquele período, existiam duas escolhas: se entregar para a doença ou entender que aquele momento tinha uma razão positiva de ser, e que seria uma oportunidade de aprendizado e evolução.


Ressaltou a importância da diversidade, igualdade e sustentabilidade, tema central na Spencer Stuart, afirmando que o Brasil ainda precisa evoluir muito nessas questões. Para Fernando, não há como ser um bom dirigente hoje em dia, sem dar atenção para temas como diversidade racial e de gênero, da mesma maneira que não é possível se manter neutro em relação à questão ambiental, à destruição de florestas e ao aumento da poluição no planeta. Dar visibilidade às boas práticas é muito importante, mas é preciso ter coragem para se posicionar e remover as más lideranças. Os dirigentes que possuem poder de influenciar precisam se posicionar e pronunciar.


No que diz respeito à metodologia de avaliação de executivos, destacou o cuidado de identificar nas pessoas duas principais características, que vão ao encontro dos valores cristão: caridade e humildade. Caridade no sentido do tratamento respeitoso com as pessoas, em estar disponível, oferecer conselhos, ajuda voluntária, estar disponível. E a humildade executiva no sentido de ser capaz de aceitar outras ideias, que existem outros mais capazes, que não entende de determinado assunto. É preciso mudar a cultura no mundo dos negócios. A forma como as pessoas são tratadas impacta profundamente no desenvolvimento pessoal e na equidade, e é preciso encontrar e fortalecer líderes que motivem e sejam exemplos positivos.


Fernando também destacou o ditado “suas ações falam tão alto que eu não ouço o que você diz”, ao mencionar que não adianta ter um discurso de igualdade se a prática empresarial não é essa.


Por fim, Fernando encerrou destacando que a boa liderança de pessoas está diretamente ligada à humildade executiva e que as empresas estão cada vez menos preocupadas com o currículo de seus colaboradores, mas sim com a capacidade de adaptação, resiliência, trabalho em equipe e respeito às diferenças.


A ADCE SP agradece a disponibilidade de Fernando por compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre temas tão atuais e importantes para a sociedade. Confira a palestra na íntegra abaixo!


Agradecemos também o apoio da CODEME-CSUL-ASAMAR-ICC-CIEE


Visite a pagina da ADCESP adcesp.org.br e nossas redes sociais para saber mais sobre o nosso trabalho e acompanhar os próximos eventos!



Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page