Café da Manhã ADCE SP com Josilda Helena Saad
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Quinta-feira, 5 de março de 2026, a UNIAPAC ADCE São Paulo realizou o 2º Café da Manhã Virtual de 2026, que contou com a participação de Josilda Helena Saad, CIO da Suzano, que apresentou como a tecnologia vem transformando toda a cadeia produtiva da empresa — “da floresta ao cliente”.
Josilda compartilhou conosco uma apresentação sobre sua companhia, líder global na produção de celulose, que possui uma atuação ampla que impacta bilhões de pessoas diariamente por meio de produtos derivados de fontes renováveis. Com presença em diversos países e uma cadeia produtiva complexa que envolve plantio florestal, produção industrial e distribuição global, a empresa tem investido fortemente em inovação e transformação digital para melhorar processos, ampliar eficiência e fortalecer sua atuação sustentável.
Ela explicou que a revolução digital da Suzano não se limita apenas à implementação de tecnologias, mas envolve uma mudança cultural que conecta inovação, sustentabilidade e pessoas. A empresa utiliza tecnologia em diferentes etapas da operação — desde o monitoramento das florestas e otimização do plantio até a logística e a entrega final ao cliente. Esse movimento também está ligado a um ecossistema global de inovação, com parcerias e conexões com hubs tecnológicos no Brasil e no exterior, permitindo acesso a startups, novas soluções digitais e avanços como inteligência artificial, que aceleram a evolução dos processos e ampliam a competitividade da companhia.
Outro ponto central da palestra foi o papel das pessoas nesse processo de transformação. Com mais de 50 mil colaboradores diretos e indiretos, a Suzano entende que a tecnologia só gera valor quando está alinhada ao desenvolvimento humano, à diversidade e ao impacto positivo nas comunidades onde atua. Assim, a revolução digital apresentada não é apenas tecnológica, mas também social e cultural: um movimento que busca gerar inovação com responsabilidade, preservação ambiental e criação de valor compartilhado para colaboradores, sociedade e mercado.
A UNIAPAC ADCE SP agradece a todos os participantes pela presença e disponibilidade em compartilhar reflexões e experiências. Agradece também aos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente Brasil, Supermercados Hirota e C.R.E.S.C.E.R.
Gostou deste evento?
Associe-se à ADCE: adcesp.org.br
Assista ao evento na íntegra:
.png)
Comentários