top of page

Café da Manhã ADCE SP com Claudio de Moura Castro

Na quarta-feira (20/03/24), a ADCE SP promoveu o segundo Café da Manhã virtual de 2024, com apresentação de Claudio de Moura Castro abordando o tema “O ensino técnico não avança: falha da nossa liderança?”

Dr. Claudio tem mestrado pela Universidade de Yale. Doutoramento na Universidade de Vanderbilt (em Economia). Ensinou na PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha. Autor de mais de 50 livros e mais de 300 artigos científicos, é articulista do Estadão. Foi Diretor Geral da Capes, Secretário Executivo do Centro Nacional de Recursos Humanos (do Ministério do Planejamento) e funcionário da OIT, Banco Mundial e BID. Assessorou a diretoria do Pitágoras (Cogna) e do Positivo.

Claudio iniciou apresentando o contexto histórico da evolução das profissões e o mundo pós-revolução industrial. Como os valores da sociedade afetam a educação. Mencionou também que a população valoriza as atividades intelectuais e desvaloriza as atividades manuais.

Instituições como SENAC apesar de realizarem um bom trabalho são pouco valorizadas.

Os dois mundos, das ideias (intelectual) e das coisas (fazer), não se integram.

As atividades manuais prosperam quando criam mundo separado. Corporações, sindicatos, associações são local onde cultiva-se o profissionalismo e a perfeição; espaço de desenvolvimento e de proteção das categorias.

É preciso desmistificar a cultura dos diplomas e enaltecer o trabalho artesanal, pois conhecimento científico e a prática são complementares.

Sendo assim é fundamental a valorização do ensino profissionalizante para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, ou seja, nós líderes, dirigentes e empresários somos parte da solução.

A UNIAPAC ADCE SP agradece Prof. Claudio pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Aos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente Brasil, Supermercados Hirota e C.R.E.S.C.E.R, os agradecimentos da UNIAPAC ADCE SP.

Gostou deste evento?

Associe-se a ADCE, venha fazer parte deste especial grupo de líderes, acesse adcesp.org.br e saiba como.




Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page