top of page

Café da Manhã com Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor do Centro Universitário FEI

Na quinta-feira (19/05/22), a ADCE SP realizou mais um Café da Manhã Virtual e contou com a presença do Prof. Dr. Gustavo Donato, Reitor do Centro Universitário FEI, apresentando o tema, "Desafios sob uma perspectiva de futuro. A academia está preparando os jovens para as demandas das empresas?", desta vez patrocinado pela empresa LCA - Lollato Consultores Associados.


Prof. Gustavo é engenheiro mecânico, docente na FEI há 14 anos e Reitor do Centro Universitário desde 2020. Durante sua palestra, trouxe diversos questionamentos e provocações essenciais para pensarmos o futuro, destacando os desdobramentos éticos e sociais de tecnologias como Inteligência Artificial, Robótica, Mobilidade, etc. Durante sua fala, Gustavo afirmou que a sociedade já saiu do mundo linear e está experimentando o mundo exponencial de intensa transformação, destacando, por exemplo, a revolução na mobilidade, que nos últimos 10 anos trouxe mudanças mais significativas e disruptivas que os últimos 100 anos. Segundo Gustavo, estamos vivendo uma mudança de era, com intensa transformação, com crescimento de tecnologias e inovações, como novos mercados, novos problemas e novas soluções e as empresas precisam se adequar a essa nova realidade para se manterem competitivas.


Do ponto de vista educacional, Gustavo ressaltou que é preciso atenção em um mundo com excesso de informações, onde corremos o risco de perder o foco. Também ressaltou que é preciso entender e saber utilizar as diferentes competências das pessoas de acordo com os seus níveis e modelos de educação, destacando que as competências de um técnico são diferentes das competências de um mestre, mas ambas necessários para o desenvolvimento social e educacional.


Para Gustavo, a amplitude de produção de conhecimento em diversos níveis e categorias é fundamental em um Centro Universitário como a FEI, destacando o desafio e importância de gerenciar essa engrenagem de formação de profissionais diversos e competentes, isto permite altas taxas de empregabilidade e crescimento do empreendedorismo.


A palestra de Gustavo foi excelente e estimulante, trazendo reflexões em diversas esferas relacionadas ao futuro não só do trabalho, mas da educação e sociedade como um todo. Unir esforços, uma tripla hélice, que na verdade deve ser composta por 5 setores; Governo, Academia, Empresas, Ambiental e Sociedade Civil, para formar pessoas e encontrar soluções que atendam o hoje e o amanhã, de forma ética, transparente e sustentável.


A ADCE SP agradece o Prof. Dr. Gustavo Donato pela disponibilidade e por compartilhar conosco tantas informações e questionamentos fundamentais. Agradecemos também os participantes e apoiadores: CSUL, ASAMAR, Capitalismo Consciente, CIEE, Supermercados Hirota, Crescer e o patrocinador do evento, LCA | Lollato Consultores Associados.


Seja você também um apoiador da UNIAPAC ADCE, juntos chegamos mais longe e mais rápido, acompanhe as atividades da Associação nas redes sociais abaixo e pela página www.adcesp.org.br.




Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page