top of page

O que esperar das relações trabalhistas pós COVID-19?

A ADCE SP recebeu no Café da Manhã Virtual, dia 20/08, Maria Cristina Mattioli, Desembargadora do Trabalho aposentada, advogada e Presidente do Conselho de Relações do Trabalho da FIESP.

Iniciamos com Padre Valdeir Goulart, assessor espiritual da ADCE fazendo uma reflexão sobre o evangelho do dia, em seguida Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Brasil, apresentou a ADCE e seu histórico.

O tema da explanação de Maria Cristina foi “O que devemos esperar das relações trabalhistas pós COVID-19”. Que seguiu abordando sobre os impactos da redução de jornada e salários, banco de horas, suspensão de contrato de trabalho e outros.

De acordo com a Dra. Maria Cristina, alguns estudos avaliam que o mundo irá viver uma grande recessão econômica e a maior crise do trabalho desde a Primeira Guerra Mundial e, para o Direito do Trabalho, a preocupação com o pós-pandemia é que aconteça um fenômeno chamado histerese. Isso significa que, muito embora as condições econômicas da pandemia estejam equilibradas, os efeitos permanecem, a economia não retoma, mesmo depois que as causas da crise tenham passado, resumindo, seria como uma crise sem crise.

Outro ponto abordado pela Dra. Maria Cristina foi o trabalho remoto, mencionando estudos que mostram que o aconteceria em aproximadamente 5 anos na área da tecnologia e tele trabalho, precisou acontecer em 50 dias, transformando uma tendência em realidade em um curto período de tempo.

Também foi abordado o fato de que as mulheres foram mais impactadas com a realidade do trabalho remoto, além daquelas de âmbito profissional, pois passaram a exercer também as atividades domésticas, pela ausência dos colaboradores nos trabalhos diários.

Dra. Maria Cristina mencionou que a obrigação do trabalho remoto em função da pandemia, derrubou o mito de que a produtividade seria afetada quando colaboradores trabalham remotamente. Na verdade, foi possível observar justamente o contrário, em muitos setores, com um aumento na produtividade e engajamento dos colaboradores.

Para a Dra. Maria Cristina, no futuro pós pandemia a sociedade, terá que superar muitas barreiras como os danos à saúde causados não só pelo vírus, mas pelas mudanças sociais drásticas, pelo isolamento, perda da habilidade pela ausência do trabalho, a morosidade da retomada da economia brasileira e mundial e também a histerese, reforçando a importância do papel do Governo na criação de planos e programas que ajudem a população a superar esses desafios.

O Brasil que veremos pós pandemia, é um país com retomada lenta da economia e recessão até o final de 2020, por isso, serão necessárias reformas estruturais e novas regulamentações, para que seja possível avançar.

O futuro, para a Dra. Maria Cristina, apresenta um cenário com menos empregos formais e mais trabalho. Menos escritórios e mais trabalho nos domicílios, que poderá impactar na boa saúde física e mental.

Gigi Cavalieri entende que a criatividade, a esperança e a fé serão os grandes aliados da retomada, que a distância entre patrões e empregados diminuiu pois entenderam que são interdependentes. E que o melhor e mais rápido caminho para o crescimento é através da conversa entre as partes interessadas, com equilíbrio e na busca do Bem Comum, que atende a todos, enfim o “Belo jogo do relacionamento com respeito”.

A ADCE SP agradece os parceiros CIEE, CODEME, ASAMAR, CSUL e em especial a disponibilidade da Dra. Maria Cristina Mattioli em compartilhar de maneira clara e didática seus conhecimentos.

Você pode conferir a palestra completa abaixo.

Você também pode baixar a apresentação completa clicando aqui.

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page