top of page

Cafe ADCE SP Fevereiro | A importância do papel da sociedade - e de cada um de nós - no Pacto pelo B

Na quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, a ADCE-SP realizou o primeiro café da manhã de 2020. Nesses encontros mensais a ADCE traz convidados para refletir temas diversos da atualidade - no mês de Fevereiro o convidado, Ney da Nóbrega Ribas, fundador do Observatório Social de Campos Gerais e Presidente do Observatório Social do Brasil - OSB, apresentou considerações sobre “Qual o papel da sociedade no Pacto Pelo Brasil?” O objetivo do OS é despertar em todos, o espírito de cidadania. Logo no início Ney lançou uma provocação aos presentes: Estamos mesmo envolvidos nas causas que consideramos importantes? Como participamos da construção de uma sociedade melhor? Como agimos diante da corrupção generalizada que tanto destrói nosso país? Onde estávamos e onde estamos nós, enquanto o País se corrompe? O Observatório Social do Brasil, criado há mais de uma década, tem como objetivo garantir a transparência e a qualidade na aplicação dos recursos públicos, fiscalizando licitações, realizando formação em cidadania através da capacitação em educação fiscal e promovendo compliance dentro das empresas. Esse trabalho já conseguiu, em 4 anos, economizar R$ 4 bilhões para os cofres públicos, contabilizando as licitações que interviram. Totalmente em sinergia com as propostas da ADCE, encerrou sua apresentação dizendo que o que buscam é uma transformação social - que começa com as atitudes pessoais e diárias, extirpando a corrupção por meio de ações cotidianas pautadas nos Valores Éticos.

Assim como a ADCE em 31 de maio de 1984, entregou ao Presidente da República, João Batista de Oliveira Figueiredo, o documento “Por um pacto social para o Brasil”, preparado durante o VI Congresso Nacional ADCE, em Friburgo/RJ, o OS está propondo o pacto pelo Brasil, com intuito de promover uma sociedade mais justa, igualitária e ética, entendendo que a corrupção não é algo separado de nós, mas algo que faz parte da nossa sociedade e permeia diversas das nossas ações.

A mudança depende só de nós - recebemos o dom divino da vida e temos uma responsabilidade junto com a sociedade para viver da melhor maneira possível com atitudes cidadãs, com estas recomendações, Ney encerrou sua fala e nos brindou cantando o hino do OS.

A ADCE agradece a disponibilidade de Ney e Roni, que vieram de Curitiba, para apresentar o trabalho que o Observatório Social realiza e propõe que, as organizações que estão totalmente alinhadas em suas respectivas atividades, estejam mais próximas para serem mais ágeis e eficientes na urgente transformação da sociedade, através da formação e da transmissão dos Valores Éticos.

Confira a apresentação completa de Ney aqui.

E veja todas as fotos do evento em nosso Facebook.

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page