top of page

ADCE SP Jovem recebeu TETO e Litro de Luz

No dia 7/11/2019, a ADCE SP Jovem realizou o 2º Encontro de Gerações que Transformam. Na mesma linha do primeiro encontro, as convidadas apresentaram projetos que mostravam como é possível com propósito bem definido e planejamento fazer diferença na sociedade.

Pamela Lopes, apresentou o projeto Litro do Luz, onde é voluntária há mais de 3 anos. Trata-se de uma organização internacional com operação em mais de 20 países - só no Brasil, já impactou diretamente mais de 10 mil pessoas.

O objetivo da ONG é levar luz até moradores de comunidades que não possuem acesso à energia elétrica, que vivem sem luz nas ruas e/ou em suas casas, utilizando uma tecnologia simples, econômica e ecologicamente sustentável, composta por garrafas plásticas, painéis solares e lâmpadas LED. O trabalho vai muito além de levar luz, envolve e desenvolve a comunidade, capacita os moradores e tem uma finalidade social abrindo possibilidades para a comunidade alçar voos mais altos.

"A cabeça pensa onde os pés pisam"

Também contamos com a presença de Valesca Zampieri, do TETO Brasil. No nosso país, 1 a cada 4 brasileiros vivem em moradia precária. As moradias deveriam ser garantidas pelo poder público, ressaltou Valesca, porém na falta desta ação o Teto proporciona moradias muito simples, um projeto praticamente emergencial, mas que dá segurança e referência às famílias.

Ambas as convidadas falaram sobre a importância de envolver os moradores nas ações, de maneira a construir os ideais básicos de comunidade e identidade de cada região, capacitando verdadeiramente os envolvidos e mobilizando a comunidade, conscientizando que a mudança começa por cada pessoa.

Comunidade e Voluntários juntos desenvolvendo as capacidades individuais e o pontencial da população.

Após a apresentação, houve um bate papo com os presentes, no qual discutiu-se as dificuldades de expansão dos projetos (principalmente financeira), porém a grata surpresa de saber o grande número de voluntários que se inscrevem e participam de ambos os projetos, sinal de que envolver-se em projetos sociais como maneira de disseminar e praticar os Valores que a ADCE apoia já estão sendo aplicados.

A ADCE-SP agradece a disponibilidade de Pamela e Valesca, pelo compartilhamento das experiências e a riqueza do material apresentado.

Saiba mais sobre as ONGs nos links abaixo. Litro de luz: https://www.litrodeluz.com/ TETO: https://www.techo.org/brasil/

Próximo evento programado pela ADCE SP Jovem - Gerações que Transformam

Data - 14/12 Horário - às 9:30, Local - Galeria do Rock

Acompanhe nas nossas redes sociais os próximos eventos!

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page