top of page

Café da Manhã ADCE SP – Gaudêncio Torquato

No dia 17/10, a ADCE SP teve a honra de receber Gaudêncio Torquato, no Café da Manhã seguido de palestra. Gaudêncio é professor titular da USP, analista político, diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação e conselheiro do CIEE e do Instituto Baccarelli.

Gaudêncio apresentou a atual base social e política do Brasil, através de uma perspectiva sociológica apresentou os porquês da crise brasileira. Destacou a “herança do passado” e sua influência para o Brasil de hoje, como as Capitanias Hereditárias que fomentam o patrimonialismo e influenciam o surgimento de práticas irregulares e prejudiciais como o nepotismo, impunidade, corrupção e perpetuação do poder, confundindo o público como privado.

Gaudêncio falou também sobre o espectro ideológico do Brasil nas últimas décadas desde a redemocratização do país até a atualidade, destacando que nos últimos anos, a política do país navegou entre a extrema direita e a extrema esquerda, e segundo Gaudêncio, esses extremos são prejudiciais uma vez que o país deve manter-se sempre o mais próximo ao centro.

Abordou a judicialização da política, que para Gaudêncio, é um dos pontos mais prejudiciais da crise no Brasil, uma vez que desequilibra a balança dos 3 poderes. Executivo, Legislativo e Judiciário precisam estar em harmonia.

Associações como a ADCE, terão cada vez maior importância, pois são o canal de representação da sociedade, que está mais organizada mas que por outro lado, tem seus valores fundamentais sendo desconsiderados.

A ADCE SP agradece Gaudêncio Torquato pela disponibilidade em dividir seu conhecimento com nossos associados e convidados. Confira a apresentação completa aqui: https://bit.ly/2OVJGkV

Confira todas as fotos no nosso Facebook.

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page