top of page

PORQUE PRECISAMOS DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA (parte 2)

Esse texto é a terceira parte de uma série de três. Leia o primeiro aqui e o segundo texto aqui.

Esta palavra, misericórdia, abre para Igreja também um caminho para alcançar o homem de hoje.

O Papa Paulo VI numa entrevista comentava sobre a novidade do Concilio Vaticano II: “do que adianta a Igreja dizer para os homens o que é verdade se os homens deste tempo não nos entendem”. A Igreja pode atingir o homem de hoje quando o abraça com a Misericórdia que não é apenas para um novo “discurso” social. O objetivo do Papa Francisco é alcançar o homem de hoje, o homem abandonado e humilhado, abraçando-o com a experiência da misericórdia.

Após 50 anos do fim do Concilio Vaticano II, em que se iniciou esta nova etapa da evangelização, o Papa Francisco lança a proposta de voltar ao essencial do cristianismo: que cada comunidade se transforme em “Oasis de Misericórdia”, eliminando a indiferença e redescobrindo a beleza do sacramento da confissão para que haja um novo início. E nos lembre que Deus mostra o seu poder sobretudo no perdão e na misericórdia. Nesta perspectiva o nível pessoal e o nível social, justamente encontram sua profunda unidade.

A cultura de hoje quando reconhece uma função à Igreja Católica atribui-lhe a tarefa de ser o “reservatório moral” da sociedade. Às vezes até a mesma Igreja reduz a sua missão a fazer uma pregação moral: esforçai-vos em amar os outros, em não roubar, em deixar o mal, em fazer coisas boas, em se dedicar aos mais pobres... Mas para o Papa Francisco a missão da Igreja não é repropor a lei e com isso ele não deixa de reconhecer a importância da ética. Mas a tarefa única e inevitável da Igreja è tornar Cristo presente. Isto é fazer com que o homem de hoje experimente “hoje” a Sua misericórdia.

Cristo “primerea”, isto é, se adianta à ação do homem em seu amor. O Papa Francisco, em seu apelo moral, não apenas chama a nossa atenção sobre os últimos, mas nos lança no encontro com Jesus que nos ama primeiro, quando ainda somos fracos e pecadores, introduz assim na nossa experiência cotidiana de homens o perdão e a misericórdia e nos lança para acolher todos os homens neste abraço.

Pe. Vando Valentini Assistente Espiritual de ADCE SP

Comentários


Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!

UNIAPAC ADCE Brasil

Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016

bottom of page