top of page

PORQUE PRECISAMOS DO ANO SANTO DA MISERICÓRDIA (parte 2)

Esse texto é a terceira parte de uma série de três. Leia o primeiro aqui e o segundo texto aqui.

Esta palavra, misericórdia, abre para Igreja também um caminho para alcançar o homem de hoje.

O Papa Paulo VI numa entrevista comentava sobre a novidade do Concilio Vaticano II: “do que adianta a Igreja dizer para os homens o que é verdade se os homens deste tempo não nos entendem”. A Igreja pode atingir o homem de hoje quando o abraça com a Misericórdia que não é apenas para um novo “discurso” social. O objetivo do Papa Francisco é alcançar o homem de hoje, o homem abandonado e humilhado, abraçando-o com a experiência da misericórdia.

Após 50 anos do fim do Concilio Vaticano II, em que se iniciou esta nova etapa da evangelização, o Papa Francisco lança a proposta de voltar ao essencial do cristianismo: que cada comunidade se transforme em “Oasis de Misericórdia”, eliminando a indiferença e redescobrindo a beleza do sacramento da confissão para que haja um novo início. E nos lembre que Deus mostra o seu poder sobretudo no perdão e na misericórdia. Nesta perspectiva o nível pessoal e o nível social, justamente encontram sua profunda unidade.

A cultura de hoje quando reconhece uma função à Igreja Católica atribui-lhe a tarefa de ser o “reservatório moral” da sociedade. Às vezes até a mesma Igreja reduz a sua missão a fazer uma pregação moral: esforçai-vos em amar os outros, em não roubar, em deixar o mal, em fazer coisas boas, em se dedicar aos mais pobres... Mas para o Papa Francisco a missão da Igreja não é repropor a lei e com isso ele não deixa de reconhecer a importância da ética. Mas a tarefa única e inevitável da Igreja è tornar Cristo presente. Isto é fazer com que o homem de hoje experimente “hoje” a Sua misericórdia.

Cristo “primerea”, isto é, se adianta à ação do homem em seu amor. O Papa Francisco, em seu apelo moral, não apenas chama a nossa atenção sobre os últimos, mas nos lança no encontro com Jesus que nos ama primeiro, quando ainda somos fracos e pecadores, introduz assim na nossa experiência cotidiana de homens o perdão e a misericórdia e nos lança para acolher todos os homens neste abraço.

Pe. Vando Valentini Assistente Espiritual de ADCE SP

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page