top of page

Homenagem a Newton Cavalieri

A ADCE SP presta homenagem ao Dr. Newton Cavalieri falecido no último domingo dia 04 de janeiro através do texto abaixo escrito por Carmen Migueles da ADCE RIO.

“Para não perdermos a fé na ética e nos valores, vale a pena uma breve homenagem ao Sr. Newton Cavalieri, que faleceu anteontem com 97 anos, em São Paulo. Co-fundador da primeira Associação de Dirigentes Cristão de Empresas no Brasil - ADCE - em 1961 – em São Paulo - o Sr. Newton Cavalieri, engenheiro, foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo e membro do Grupo de Ação Social da Fiesp. Chegou a falir por recusar-se a atos de corrupção, reergueu seu grupo e foi ativista incansável dos valores e da ética nos negócios. A belíssima história da empresa que criou é contada por seu filho, Sérgio Cavalieri, no ultimo capitulo do nosso livro, meu e o Marco Tulio, intitulado "Liderança Baseada em Valores". Em um momento em que o mundo parece submerso no lamaçal criado pela ausência de valores, é bom lembrar que a insensatez e a falta de vergonha não é verdade última sobre a natureza humana, que essa realidade não é totalizante, que não somos vítimas dessa terrível circunstancia e que não estamos sozinhos em acreditar que é melhor de outra forma, que o caminho da ética é difícil, mas possível, reconfortante e lucrativo: o trabalho duro e honesto dá frutos. Ele foi o testemunho vivo disso. Nós, que como ele compartilhamos dessa visão e dessa luta, registramos aqui nosso pesar com o seu falecimento e nosso agradecimento pelo seu legado, do qual nos consideramos herdeiros. A maior herança que ele deixou é o testemunho de fé no ser humano, sem a qual sua luta não teria tido nenhum sentido. No momento da sua partida, nos vejo precisando muito dessa herança”.

--------

​Carmen Migueles

Doutora em Sociologia das Organizações pela Universidade de Sophia, Tóquio, Mestre em Antropologia do Consumo pela Universidade de Sophia, Tóquio,; Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC-RS.

Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!
bottom of page