Café da Manhã Virtual da ADCE com Angela Vidal Gandra da Silva Martins

O Café da Manhã Virtual da ADCE SP de março, teve como convidada, Angela Vidal Gandra da Silva Martins, jurista formada na Universidade de São Paulo, doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretária Nacional da Família, no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.


Dra. Angela informou como os novos modos de trabalho afetaram a família apresentando dados e iniciativas do Governo Federal sobre o tema, afirmando que tanto a família, quanto o trabalho, precisam ser protegidos pelo Governo e pelos empresários.


Algumas mudanças históricas no núcleo familiar e do trabalho foram destacadas, como a entrada da mulher no mercado de trabalho e a responsabilidade paternal não só em relação ao provimento, mas também no relacionamento afetivo e a corresponsabilidade entre os pais na criação dos filhos. Também foi destacado o envelhecimento populacional, que provoca mudanças no núcleo familiar na medida em que muitas vezes, os filhos precisam ser responsáveis pelos cuidados com os pais.


Dra. Angela também falou sobre os desafios para equilibrar o trabalho e a família, ao destacar que, se antigamente tínhamos trabalhos estáveis e jornadas estruturadas, atualmente a insegurança e instabilidade fazem com que as pessoas tenham preocupações extras, afirmando a importância em preservar a saúde mental da família em um cenário instável.


Para Dra. Angela, a pandemia da Covid-19 acelerou e intensificou tendências, como o teletrabalho. No que diz respeito às vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho, foram destacadas como vantagens, menos tempo de deslocamento e também a possibilidade de participar mais ativamente da rotina familiar, porém, é preciso levar em consideração o esgotamento mental, a instabilidade e o fato de que muitas vezes, trabalhar de casa significa mais horas de trabalho, uma vez que o início e fim da jornada de trabalho podem ser subjetivos. Dessa maneira, o teletrabalho pode tanto facilitar a conciliação entre trabalho e família quanto tornar essa relação mais conflituosa. Dra. Angela destacou que um dos problemas do teletrabalho durante a pandemia é o fato da obrigatoriedade do trabalho em casa, pois nem todos os trabalhadores se adaptam a esse modelo, logo, pela falta de local adequado, o teletrabalho deve ser compreendido como uma escolha daqueles que preferem trabalhar de casa, quando possível.


Reforçou a importância de que as empresas conduzam de forma subsidiária suas atividades e sejam exigentes com os resultados e na prestação de contas dos seus colaboradores, sempre respeitando a Dignidade da pessoa humana.


Ao final da palestra, foi apresentada a 1ª Edição do Prêmio de Equilíbrio Trabalho-Família, uma iniciativa da Secretaria Nacional da Família. Todos os empresários presentes foram convidados a participar do edital, que já foi aberto, colaborando assim para a construção de um ambiente de trabalho cada vez mais justo e saudável. Para conferir o vídeo sobre o prêmio, clique aqui.


Para finalizar, tivemos a honrosa participação do Dr. Ives Gandra, jurista, escritor, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e pai da Dra. Angela. O Dr. Ives Gandra finalizou destacando a importância da família na Constituição, defendendo que é dever do cidadão proteger a instituição familiar.


Confira a apresentação completa abaixo!



Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!