Café da Manhã Virtual com José Roquette

No dia 20/5, quinta-feira, foi realizado o tradicional Café Virtual promovido pela ADCE SP, desta vez sob o patrocínio da PROMAFLEX.


O café do mês de maio contou com uma participação internacional, o convidado foi José Roquette, Presidente do Conselho de Administração das empresas do Grupo Esporão, Fundador do BUS (Bens de Utilidade Social) e Sócio UNIAPAC ACEGE Portugal.


José Roquette apresentou de maneira brilhante e inspiradora a Economia, Democracia e Ética, fazendo um resgate histórico e social das Revoluções Industriais desde o período pós Segunda Guerra Mundial até a atualidade, destacando o século XX como o período em que a discussão sobre responsabilidade social empresarial e sustentabilidade passou a ficar em evidência.


Destacou a importância do período mais recente, conhecido como a Quarta Revolução Industrial, a revolução da digitalização e fez apontamentos das profundas mudanças sociais, culturais e econômicas que resultam dessa nova era, incluindo a Inteligência Artificial.


Também foi abordada a questão dos problemas do capitalismo selvagem que guiou diversas nações nas últimas décadas, afirmando que em democracias liberais, partidos políticos se transformam em projetos de poder e não projetos de servir, apontando preocupações como corrupção e desigualdades sociais, não só dentro de cada país, mas também entre os países.


José Roquette pontuou um problema atual que nossa sociedade enfrenta, a discriminação, o ódio e a violência, sendo esses dois últimos trunfos eleitorais populistas, capazes de eleger líderes políticos, por mais antiético e imoral que isso pareça.


Chamou a atenção para a responsabilidade e papel social que as lideranças empresariais ocupam nesse cenário, cuidando para migrar de um capitalismo selvagem que foca nos baixos custos, para um capitalismo inclusivo e sustentável, se preocupando não apenas com lucro e redução de custos, mas com aspectos sociais e éticos relacionados a todos os stakeholders de uma empresa.


Mencionou também que o período de pandemia, pode ser usado para reestruturar as empresas de acordo com valores sociais éticos e também com apoio da tecnologia, afirmando que é necessário um novo contrato social entre humanidade, tecnologia e natureza.

Por fim, José Roquette destacou como a Doutrina Social da Igreja tem mantido a defesa de valores éticos e sociais ao longo dos anos, destacando o trabalho do Papa Francisco, e finalizou sua fala de maneira inspiradora, afirmando que não podemos deixar morrer a confiança e a esperança mesmo em tempos difíceis como os quais estamos vivendo, fomos feitos para a felicidade e só conseguiremos senti-la se tivermos calma e tempo par admirar.

Encerrou sua exposição com uma benção Irlandesa.

Ao final da palestra, foram sorteadas doze garrafas de vinhos Esporão, concedidas gentilmente por José Roquette. A ADCE SP agradece a disponibilidade e gentileza de José Roquette e também a empresa PROMAFLEX, patrocinadora do evento.

Agradecemos também o apoio da CODEME-CSUL-ASAMAR-ICC-CIEE-CRESCER-HIROTA SUPERMERCADOS e convidamos para conhecer e se associar a ADCE, entre na página www.adcesp.org.br




Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!