top of page

Café da Manhã ADCE SP com Marcelo Couto Dias

Atualizado: 20 de jun.

Na quarta-feira (18/06/25), a UNIAPAC ADCE SP promoveu o quinto Café da Manhã virtual de 2025, com apresentação de Marcelo Couto Dias abordando o tema “Programas de fortalecimento da família: benefícios para as pessoas, as empresas e a sociedade”.


Marcelo é licenciado em Ciências Sociais pela UFBA, com mestrado e doutorado em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSal, incluindo estágio na Universidade de Bolonha (Itália). Atuou como professor-assistente na UCSal (2013–2019) e hoje é professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Foi diretor na Secretaria Nacional da Família (2019–2022) e, desde 2023, é Secretário da Família, Cidadania e Segurança Alimentar da Prefeitura de Osasco.


A partir da Convenção sobre os Direitos da Criança, ele destacou que o ambiente familiar é essencial para o bem-estar das crianças e que, quando fragilizado, pode gerar consequências graves como aumento da violência, uso de substâncias ilícitas, evasão escolar e problemas de saúde mental. Dados preocupantes mostram que pelo menos 25% das crianças pré-escolares em áreas urbanas brasileiras enfrentam transtornos mentais, muitas vezes causados por relações familiares disfuncionais e ausência de vínculos seguros.


Marcelo apresentou programas baseados em evidências como o ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros e Famílias Fortes, que mostram resultados expressivos na melhoria da convivência familiar, na redução de comportamentos de risco e no fortalecimento das habilidades parentais. Esses programas não apenas diminuem a agressividade, os problemas emocionais e o uso de substâncias ilícitas, como também contribuem para o desempenho escolar, o diálogo entre pais e filhos e o desenvolvimento emocional das crianças. Estilos parentais mais presentes, afetuosos e com regras claras se mostram fundamentais para prevenir uma série de problemas sociais e de saúde pública.


Por fim, a palestra refletiu sobre como esses programas geram benefícios que vão além do núcleo familiar. Empresas se beneficiam com colaboradores mais equilibrados, engajados e produtivos, reduzindo custos com afastamentos e turnover. Já a sociedade economiza em tratamentos de dependência, internações e perda de produtividade escolar. Fortalecer famílias, portanto, não é apenas um dever ético ou humanitário, mas também uma estratégia inteligente de investimento social e econômico com impacto direto na qualidade de vida de todos.


Confira a apresentação: bit.ly/45pykgq


A UNIAPAC ADCE SP agradece Marcelo Couto Dias pela disponibilidade em compartilhar seus conhecimentos e experiências.

Agradecemos também aos apoiadores: CIEE, Grupo Asamar, CSul, Capitalismo Consciente Brasil, Supermercados Hirota e C.R.E.S.C.E.R.

Incentivamos a participação de novos membros na Associação, pois entendemos que esta é uma excelente maneira de fortalecer a comunidade e ampliar o impacto positivo no meio empresarial, social, familiar e governamental.

Associe-se à UNIAPAC ADCE SP e convide empresas e pessoas para compor este especial grupo, visite o site adcesp.org.br para conhecer melhor a Associação para se engajar e contribuir para essa causa.


 
 
 

Comments


Posts Recentes

CONFIRA NOSSA AGENDA!

ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016

bottom of page