Uma Igreja em saída - Foi o tema do XII Encontro entre Bispos e empresários

04/09/2018

O encontro reuniu bispos, sacerdotes e líderes empresariais no hotel Panamby na cidade de Guarulhos (SP), nos dias 24 e 25 de agosto. Promovido pela ADCE - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa Brasil, com apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), teve como tema central  “A igreja em saída, a vocação e o papel do líder empresarial. Perspectivas à luz do Ano Nacional do Laicato”. Os encontros de diálogo entre empresários e Bispos são realizados a cada dois anos. O primeiro encontro de Dialogo entre empresários e a igreja católica no Brasil aconteceu em 1996, em São Paulo.

O evento teve início na sexta-feira 24/08, com a presença de 30 empresários das regiões de Minas Gerais, Paraná, Bahia, São Paulo, Sergipe, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rio de Janeiro e Brasília, e 13 sacerdotes sendo, 1 Cardeal, 1 Arcebispo, 7 Bispos e 4 padres.

 

Na abertura do encontro, Gigi Cavalieri, Presidente da ADCE SP, deu as boas vindas a todos e em seguida o bispo de Guarulhos, Dom Edmilson Caetano, falou da sua alegria em sediar novamente o Encontro e convidou os empresários a serem missionários e ir ao encontro dos mais necessitados, sendo assim uma “Igreja em Saída”, tema do Celam realizado em Abril deste ano, em Villa de Leyva, Colômbia, com participação da UNIAPAC LA. Logo após o presidente da ADCE Brasil, Sérgio Cavalieri, apresentou as atividades da ADCE. Encerrando as apresentações do dia  o bispo de Campos, Rio de Janeiro, Dom Roberto Paz, falou sobre o Simpósio na Colômbia, onde esteve representando os bispos do Brasil, e sobre a vocação do líder empresarial para ser uma Igreja em saída  através da quebra de paradigmas. 

 

As atividades do sábado começaram com a missa celebrada pelos padres e bispos presentes e com participação do Coral de Guarulhos, regido pela maestrina Caetana, e do Padre Jair. Após o Café da manhã, Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal da Arquidiocese de São Paulo, iniciou as atividades do Diálogo fazendo uma convocação a todos para  “Sair da área de conforto e  dialogar, testemunhar, ir ao encontro, sendo a Sal da Terra  e Luz do Mundo, em cada lugar e em cada organização”. O Empresário e presidente da ADCE Brasilia, João Carlos de Almeida, reforçou a importância de “olhar” cada um dos colaboradores, começar de dentro, olhar para aqueles que constroem riqueza conosco.  Este ato  reflete na Igreja doméstica de cada um. Da necessidade de acompanhar atraves de uma outra dimensão; a comunidade onde nossa empresa está inserida; através de ações específicas e adequadas às necessidades local.

“É a primeira vez que participo deste encontro de diálogo entre empresários e bispos, confesso que não sabia da existência, no Brasil, de um movimento que acompanha os empresários e empreendedores na formação da Doutrina Social da Igreja”, disse o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam.

 

Após o almoço, Dom Julio Akamine, arcebispo de Sorocaba, reflexionou sobre a vocação empresarial, convidando o empresário a colaborar com a salvação da humanidade. “O papel do empresário é criar riqueza, competir, administrar bens, produzir visando o bem comum, isto é, visando o benefício da sociedade”. Pode um empresário ser santo? Pode um político ser santo? A nossa primeira vocação é a santidade, pois, fomos criados a Sua imagem e semelhança. O Empresário Ricardo Lima, presidente da ADCE-SE, através de um forte testemunho falou sobre a dificuldade do diálogo, muitas vezes pela falta de uma linguagem acessível, para promover o trabalho conjunto.

Como podem os sacerdotes ajudarem os empresários a cumprirem sua vocação e papel como líderes empresariais? É preciso trabalhar em conjunto, bispos e empresários de forma colaborativa e em permanente diálogo.

“Atuarmos, hoje e sempre, lembrando a exigência de sermos Luz no Mundo e Sal da Terra”. Com esse lema o encontro foi encerrado com a leitura da síntese elaborada por Alberto Perazzo.

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

CONFIRA NOSSA AGENDA!

ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016