José Mario Brasiliense dialoga sobre uma nova esperança na política

06/08/2018

 

Na última quinta-feira (02/08), a ADCE SP recebeu para o Café da Manhã de agosto, José Mario Brasiliense Carneiro, doutor em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, com Master em Teologia pela Pontifica Universidade Lateranense de Roma.

José Mario dialogou com os presentes sobre a esperança na política, tomando como base os princípios do ensino social cristãos, pondo em destaque a encíclica Octagesima Adveniens do papa Paulo VI que fala da política como expressão da caridade. Falando da importância da participação dos leigos e leigas nos processos políticos voltados ao bem comum trouxe como exemplo o seu trabalho de mais de 15 anos à frente da Oficina Municipal, uma escola de cidadania e gestão pública.
 
Esta associação sem fins lucrativos fundada em 2002 por leigos católicos tem como missão formar “gestores-cidadãos” e “cidadãos-gestores” para que possam trabalhar em conjunto para uma boa gestão pública no plano das cidades. A Oficina realiza programas de formação na capital e no interior de SP, bem como, em outros estados, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, Fundação Itaú Social e outras entidades do terceiro setor.

Tendo como referência o princípio da subsidiariedade José Mario comentou também sobre a importância da descentralização do poder político e econômico. Tomando como exemplo a cidade de São Paulo, com cerca de 11 milhões de habitantes, apontou que o ideal seria distribuir o desenvolvimento urbano por todo o território de todo estado (e do país) fortalecendo as “redes de cidades” no interior e dando oportunidades de estudo e trabalho aos cidadãos lá mesmo onde eles residem, com maior qualidade de vida.

O palestrante também tratou da questão da estrutura federativa brasileira que tende a concentrar o poder decisório e os recursos públicos em Brasília. Fazendo uma comparação com a Alemanha, o palestrante mostrou que naquele país, após a segunda guerra, sob a liderança do ex-prefeito e chanceler Konrad Adenauer, se deu a descentralização do poder para as esferas municipais, regionais e estaduais de governo.
 
A palestra teve como finalidade última mostrar a importância de trazermos a política para “dentro de casa” e para perto do cidadão comum. Para isso é necessário dar maior atenção aos governos locais das prefeituras que estão mais próximas das pessoas e das famílias e podem respondem melhor às reais necessidades da comunidade, com políticas públicas mais eficientes e econômicas.

Durante toda a exposição de José Mario Brasiliense houve muito diálogo com os presentes, com comentários pertinentes, em busca de soluções para uma política justa e eficaz no Brasil, sob as luzes da esperança.

Clique aqui e acesse os slides da apresentação.

Para saber sobre os próximos eventos da ADCE SP, acompanhe nossas redes sociais!

Please reload

Posts Recentes

Please reload

CONFIRA NOSSA AGENDA!

ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016