Confira como foi o último Café da Manhã com Fabiano Angélico

26/06/2018

Na última quinta-feira, 21/06, a ADCE SP recebeu Fabiano Angélico para o tradicional Café da Manhã seguido de palestra. Fabiano é consultor da Transparência Internacional no Brasil e falou sobre o problema da corrupção no país.

Para o palestrante, não há falta de soluções sobre este tema, o problema é a escolha e sua operacionalização, sua aplicabilidade, justamente pela natureza “oculta” das operações envolvidas. 

A escolha feita pelo movimento Transparência Internacional foi a elaboração de indicadores, que denominaram “Índice de percepção da corrupção”. Este projeto é o resultado de um processo de quase 30 anos de atuação da Transparência no mundo.

A corrupção é uma atitude de foro intima, uma decisão individual/pessoal, mas, que afeta de forma decisiva a relação entre os homens, na sociedade como um todo. Há que considerar que toda ação pessoal será “facilitada” quando existe um contexto, um ambiente e sistemas de incentivos que acolhem esta atitude, ou, dificulta a sua penalização.

O campo da Transparência Internacional, está focado no âmbito público da corrupção, quando o poder público está, de uma ou outra forma, implicado.

É evidente que sistemas regulatórios podem melhorar a situação, mas, o problema é amplo, e complexo, a corrupção é multifacetada, e sua prática afeta todo o tecido social. 

É necessário criar uma mudança de paradigma, que implica negociar e discutir com muitos setores e partes interessadas. Dessa forma a Transparência tem discutido com muitas organizações de forma a conseguir a adesão a uma lista de 70 medidas anticorrupção.  Neste processo de discussão foram, e estão sendo contatados os candidatos ao congresso de forma a conseguir a sua adesão a estas medidas, que foram discutidas de forma ampla através de consultas a diversos setores. Logicamente eles serão “cobrados” pelo não cumprimento,

Outro projeto em paralelo é o chamado “barômetro da corrupção” que acompanha os comportamentos individuais dos homens públicos nesta área de corrupção

Mas, o palestrante, Fabiano, insistiu no fato de que o ponto a melhorar é o contexto, ele é muito importante. Vejamos, por exemplo, que nos países onde os índices de corrupção são baixos, o contexto, o ambiente social, não aceitam os atos de corrupção, e muito menos ficam impunes.

Um ponto importante é que cabe a cada um de nós, ao cidadão individual, o cidadão “comum” ter atitudes pessoais que, por mais simples que elas sejam, mudam o ambiente, e fazem a diferença. 

Há muitas formas de definição de corrupção, mas, aquela adotada é: “o abuso para beneficio privado de um poder delegado”. 

Ao mesmo tempo, outra definição do trabalho da Transparência é atuar sobre o que pode ser denominado de “grande corrupção”, aquela que afeta muita gente, com muitos recursos envolvidos e prejudica muitos direitos. 

A ideia é que, trabalhando nesta área, os resultados obtidos possam permear em todo o tecido social, melhorando o mesmo. 

As 70 propostas estão organizadas em 13 blocos que contemplam aspetos de combate e prevenção da corrupção. O site de  consulta destas medidas e outras ações é: http://www.unidoscontraacorrupcao.org.br/

 

Transparência Internacional está totalmente em sinergia com as propostas da ADCE, que tem atuado de forma intensa junto aos eleitores e candidatos com propostas concretas de orientação para escolhas nas próximas eleições. 
 
Foi entregue ao final da apresentação para o Palestrante Fabiano este documento com as orientações, como forma de colaborar e apoiar a Transparência Internacional 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

CONFIRA NOSSA AGENDA!

ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016