ADCE Brasil participa do 13º Encontro de Diálogo CELAM – UNIAPAC América Latina na cidade de Monterrey no México

18/05/2016

Na pauta temas relevantes relacionados às empresas como construtoras da paz e intercâmbio de ideias e conhecimento entre empresários latino-americanos. 

 

A ADCE Brasil por meio das suas regionais, ADCE Minas e ADCE Caxias do Sul (RS), participou do 13º Encontro de Diálogo entre o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e a União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa (UNIAPAC), na cidade de Monterrey, no México, entre os dias 5 e 7 de maio.

O encontro contou com a participação de  22 Bispos, 9 Padres e 105 empresários representando 15 da América do Sul e Caribe.

 

Sérgio Cavalieri, presidente da UNIAPAC Latino Americana, presidiu o encontro e destacou o grande desafio do mundo atual de alcançar o desenvolvimento, criando riqueza econômica de forma sustentável, e distribuir esta riqueza de forma justa e de maneira que haja benefício para todos. Na outra ponta, a diminuição da pobreza e o desenvolvimento integral dos indivíduos em conformação com as sociedades mais justas e fraternas.

 

O presidente da ADCE Minas, Sérgio Frade participou do encontro proferindo palestra sob o tema"Transparência e Combate a corrupção no âmbito empresarial”. Frade, considerou um tema difícil de ser abordado diante de todos os escândalos de corrupção atualmente em investigação no nosso país. Contudo, enfatizou a esperança do mundo empresarial brasileiro sair mais forte ao fim da operação Lava Jato, considerando que as instituições estão funcionando e muitos dos corruptos estão sendo punidos. Em sua palestra, além de destacar os prejuízos que a corrupção vem causando nas áreas empresarial, política e social, ressaltou que somente os procedimentos de “compliace” implantados pelas empresas e as leis não estão sendo suficientes para conter a corrupção. “É necessário um renovado processo de educação para conscientizar os agentes públicos e privados da importância da aplicação de conceitos e práticas empresariais e sociais, que tornem o ambiente empresarial mais ético, justo e humano”, destacou. 

 

A vice-presidente da ADCE Minas, a advogada Maria Flávia Castro Máximo também participou do encontro proferindo palestra sobre o tema “O dirigente de empresa na construção da paz social”, enfatizando que parte de uma adequada compreensão da espiritualidade consiste em ampliar o que se entende por paz, que é muito mais que a ausência de guerra e destacou a necessidade do dirigente empresarial seguir a ética da Responsabilidade Social das Empresas baseada nos princípios da solidariedade e subsidiariedade. “O Desenvolvimento Sustentável não é possível sem a paz e paz não pode existir sem o desenvolvimento sustentável”, destacou, Maria Flávia.

 

As ADCEs espalhadas pelo Brasil, vem colaborando com a sociedade brasileira, através do Programa Empresas com Valores, que possibilita levar ao maior número de empresários e dirigentes de empresa, o conceito da gestão empresarial baseada no pensamento social cristão – de ética, solidariedade, justiça, verdade e bem comum - refletindo positivamente nas empresas, na sociedade e no meio ambiente.

 

Estiveram presentes também no evento, representando a Arquidiocese de Belo Horizonte, o bispo auxiliar, Dom Edson Oriolo, o diretor da ADCE Minas, Geraldo Luiz de Moura Tavares, a associada da ADCE Minas, Consuelo Bethônico Castro,  e o vice-presidente da ADCE Caxias do Sul, Juarez Fochesatto.

 

Ao final do evento foi divulgada a “Carta de Monterrey”, destacando os principais pontos discutidos, os resultados alcançados e os desafios lançados para os membros do CELAM, da Uniapac e da sociedade em geral.

 

Confira algumas fotos desse evento abaixo:

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

Please reload

CONFIRA NOSSA AGENDA!

ADCE-SP - Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo

Venha nos visitar

 

Rua Santanésia, 528 - 1/ss

05580-050 - Butantã

São Paulo-SP

  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

Entre em contato com a gente

 

Tel.: (11) 3726-8292 / 3726-8299  

                (11)96383-8292

 adcesp@adcesp.org.br

 

 

Site desenvolvido por LIF @2016